| |

terça-feira, 2 de junho de 2009

Emulando N64 no Linux: Mupen64plus

Nesse tutorial, vamos aprender a configurar um emulador de N64 no Linux. O Mupen64plus é um dos melhores emuladores disponíveis, sendo muito rápido e compatível. Além disso, é completamente opensource. Primeiro, precisamos baixar o emulador propriamente dito, que não está nos repositórios das distros. No site oficial, baixe o pacote em tar.gz, que tem versões em 32 e 64 bits. A segunda é mais adequada se você possui um SO e processador de 64 bits, pois vai garantir mais desempenho matemático do seu processador.

Instalação

Basta descompactar o pacote. Por organização, crie uma pasta chamada "n64" ou coisa parecida na sua pasta pessoal, colocando lá todas as roms (jogos) de N64 e a pasta com o emulador descompactado. Agora, vamos criar um atalho para ele no menu. No Ubuntu, clique com o botão direito no menu na parte superior da tela, selecionando "Editar Menus". A seguinte tela irá aparecer:



Clique no menu desejado (Jogos) e em "Novo Item". Selecione o arquivo executável do Mupen e pronto:


Com isso, o Mupen já está instalado.


Plugins

O Mupen já vem com todos os plugins necessários. A configuração dos plugins de vídeo deve ser um pouco mais cuidadosa. Alguns jogos só funcionam com determinados plugins, então se algum jogo não rodar, tente trocar o plugin de vídeo. No Mupen, o Gln64 é um dos melhores plugins de vídeo e já está incluído. Ajuste as suas configurações de acordo com a sua máquina. Placas de vídeo antigas irão exigir que alguns efeitos sejam desligados e que você abaixe a resolução.



Se quiser mais plugins, pegue aqui



Jogando

Agora, com o Mupen aberto, vá em "Options > Configure > Rom Browser" e adicione a pasta com as roms, para o emulador criar uma biblioteca com todas as suas roms. Agora, basta selecionar a rom desejada e jogar. Bom divertimento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário