| |

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sidux

O Sidux é uma distribuição Linux voltada aos usuários mais experientes. O sistema é baseado no Debian Sid (instável) e usa o KDE 3.5 (migrando para o KDE 4 em breve). Como o repositório do Sid sofre mudanças constantes, qualquer update pode levar a uma catástrofe. Para contornar esse problema, o Sidux usa um sistema de atualizações baseado no script sxmi, que permite atualizar o sistema de forma segura e adicionar drivers gráficos, entre outras operações. Todas as atualizações são feitas via dist-upgrade, pois o apt-get upgrade tradicional não consegue acompanhar as mudanças constantes do Debian Sid.

Um dos pontos fortes da distro é o desempenho, que é realmente assustador. O Sidux Control Center (scc) é um formidável painel de controle, facilitando operações como ativação/desativação de serviços e instalação de um novo kernel.

O processo de update do sistema é feito no scc. Após baixar os pacotes, o usuário deve sair do modo gráfico (ctrl+alt+f1 e usar o comando /etc/init.d/kdm stop) e usar o comando smxi (todos os comandos citados devem ser executados como root), que irá guiá-lo durante a instalação dos pacotes. Usuários com uma experiência mediana com Linux não terão dificuldades. Um ponto negativo no processo é o excesso de perguntas feitas ao usuário. Apesar de todas serem relativamente simples, isso exige que você fique acompanhando o processo (nada de cafézinho…)

- Pontos Fortes: Desempenho, pacotes atuais.

- Pontos Fracos: Exige conhecimentos medianos de Linux.

Baixe o Sidux em sidux.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário