| 0 comentários |

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Deskbar

Um applet excepcional do Gnome é a Deskbar. No meu Ubuntu 8.10, era impossível usá-la, devido aos bugs. Ao instalar o novo Ubuntu 9.04, para minha surpresa, tudo foi corrigido!
Então vamos ao uso: clique com o botão direito em um dos painéis do Gnome e vá em "Adicionar ao Painel", selecionando a Deskbar. Agora estamos pronto para usá-la.
Clique no ícone da Deskbar e digite algo. Surgirão opções como buscar arquivo, entradas nos arquivos recentes, buscas no Google e Wikipédia, programa para executar, Twitter, dicionário... Não faltam recursos nesse applet incrível. Acessando as preferências da Deskbar é possível ativar mais plugins, desde o Google Code ao Yahoo.


...leia mais ⇒
| 0 comentários |

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ubuntu 9.04 - Upgrade - Parte 2

Continuando com a review do novo Ubuntu Jaunty... A distro realmente está mais rápida. O boot está bem veloz e o desempenho, especialmente ao abrir programas, melhorou bastante. Encontrei alguns bugs, inclusive já notifiquei a Canonical no Launchpad, como os problemas ao renderizar fontes com a suavização de subpixel (que melhora as fontes em telas LCD). As fontes borram às vezes. De resto, a distro funciona muito bem. Os programas atualizados estão bem melhores.
Quem preferir, pode esperar mais uma ou duas semanas para atualizar, dando tempo para todos os bugs serem corrigido. ...leia mais ⇒
| 0 comentários |

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ubuntu 9.04 - Upgrade - Parte 1

Bem, atualizei para o Jaunty. O método usado foi o mesmo que fiz ao trocar do Hardy para o Intrepid: o upgrade automático. Novamente, tudo funcionou OK.
O processo é simples: basta ir no Gerenciador de Atualizações e clicar no aviso sobre a nova versão da distro. O atualizador será baixado e executado (a atualização pode ser interrompida. Eu fiz ela em várias partes, por causa do meu Velox 300...), todos os pacotes serão baixados e o sistema será atualizado.
A melhor parte do upgrade é verificar os novos programas. Mas vamos começar falando sobre o próprio Jaunty. O boot realmente ficou bem mais rápido, quase não vejo a barrinha do Ubuntu. Os programas também abrem mais rápido e o sistema responde melhor do que no 8.10. Os famosos bugs do "Consola" e do "Rato" foram corrigidos (terminal e mouse). As opções para desligar no menu "Sistema" foram removidas, centralizando tudo no applet na parte superior direita da tela. Após clicar ali, o sistema pede confirmação para desligar (no Intrepid, o sistema era desligado sem confirmação). Na parte 2, vou falar sobre os novos aplicativos. Aqui, uma análise do KDE 4.2 (que tenho instalado no meu Ubuntu).
...leia mais ⇒
| 0 comentários |

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comix

Comix é um leitor de HQs, aceitando os principais formatos (CBR, CBZ, CB7, etc) utilizados. Quem usa Linux deve saber que esses arquivos são abertos normalmente pelo Evince (GNOME) ou pelo Okular (KDE). Então, porque baixar outro software? Simplesmente porque esse programa possui opções específicas para garantir uma melhor experiência: modos de visualização (norma, mangá, página dupla, etc), níveis de zoom, lupa (muito útil para pequenos detalhes) e correção de cor, brilho e contraste (para corrigir cópias ruins).
O programa também permite criar uma biblioteca com suas revistas, garantindo acesso fácil aos arquivos.

Instalar programa (Ubuntu)


...leia mais ⇒
| 0 comentários |

quarta-feira, 22 de abril de 2009

OpenOffice.org vs GO-OO.org

Com a aquisição da Sun pela Oracle, um dos projetos que teve a continuidade contestado é o OpenOffice. Acusado de ser um projeto doente, controlado pela Sun (que daria prioridade ao seu StarOffice, que é um produto pago), a suíte de escritório livre passa por maus momentos, logo após o lançamento de sua terceira versão, que realmente incluiu melhoria importantes.
A Novell desenvolveu a algum tempo o GO-OO, um fork do OO.org da Sun. Se você desconhece o projeto, saiba que pode estar usando ele nesse momento! Ubuntu, Debian, Mandriva, OpenSUSE e derivados não possuem o pacote da Sun nos seus repositórios, utilizando o GO-OO no lugar, de modo que boa parte (senão a maioria) dos usuários de Linux está usando o GO-OO.
Uma das críticas ao GO-OO é o uso da linguagem Mono, sendo que a Novell deixa claro que gostaria de usar essa linguagem como a forma oficial de criar extensões. O Mono é uma implementação das linguagens .NET da Microsoft no Linux, estimulada pela Novell. Isso gera preocupações quanto a possíveis processos por infração de patentes no futuro.
Verdade seja dita: o GO-OO é melhor que o OO.org. Simples assim. Suporta macros VBA, abre melhor arquivos do MS Office (inclusive Open XML), inicia mais rápido, gera transições 3D no Impress, é integrado ao Gstreamer, tem um ícone da systray na versão Linux, suporta SVG, entre outras melhorias.
Vários forks do OO.org surgem no horizonte, demonstrando insatisfação com as direções que a Sun impõe ao projeto. O número de desenvolvedores ativos caiu de 70 para 30 e, frequentemente, qualquer um que tenta contribuir com o projeto desiste devido à hostilidade da Sun. Os fork não significam que o OO.org está ruim e sim que o projeto está se fechando para a comunidade. Nesse cenário, forks como o GO-OO podem acabar substituindo o projeto original de forma invísivel ao usuário, ou você, usuário das distro citadas acima, sabia que usava o GO-OO.org?
...leia mais ⇒
| 0 comentários |

terça-feira, 21 de abril de 2009

DVD::Rip

Precisando ripar DVDs? Use o DVD::Rip! Uso esse software a algum tempo e posso afirmar que é uma excelente solução para backup de seus discos. Ele possui opções avançadas, podendo até criar um cluster na sua rede para ripar os discos. A interface pode ser um pouco complexa para quem está começando a ripar discos agora, devido às opções avançadas.
Para ripar um disco, abra o programa, crie um novo projeto e vá na aba "Rip Title". Selecione ali os títulos que deseja ripar (o filme é sempre o maior). Mande ripar e aguarde. Agora, tudo já está no disco, bastando ir na aba "Transcode" para salvar tudo como um formato de vídeo de sua preferência (AVI, MPEG, etc). O programa está nos repositórios das principais distros.

Instalar programa (Ubuntu)

...leia mais ⇒
| 0 comentários |

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Oracle adquire a Sun

Após a Sun recusar a oferta de $9,40 por ação feita pela IBM, a Oracle anunciou a aquisição da Sun por $9,50 por ação. A compra saiu por cerca de $7 bilhões. Imediatamente surgem dúvidas quanto à continudade de projetos como o MySQL (que compete com a solução proprietária da Oracle) e o OpenOffice. Em um anúncio oficial, a Oracle garantiu a continuidade dos projetos da Sun. É esperar para ver.

...leia mais ⇒
| 0 comentários |

domingo, 19 de abril de 2009

Compiz no Ubuntu

Uma das críticas constantes ao Ubuntu é a implementação conservadora, com poucos efeitos ativos, do Compiz, utilizada por padrão ao detectar uma placa 3D. Agora, pensando bem, o Compiz não tem diversos bugs? Efeitos que, se ligados inadequadamente, impossibilitam o uso do computador?
A idéia da Canonical foi criar uma implementação simples, sem bugs e mesmo assim agradável visualmente. São idéias como essa que deram todo esse destaque à Canonical.



...leia mais ⇒
| 0 comentários |

Ubiquity

Que usa o Firefox 3 já deve estar acostumado com a "barra sensacional" (é, o nome é esse mesmo...). Você digita qualquer coisa e ele busca no seu histórico e nos favoritos. Se ele não achar, sem problemas, ele irá buscar no Google e achar para você. Acho que não consigo mais navegar sem isso.
Mas me surpreendi com essa extensão: Ubiquity. Com um atalho de teclado, você chama a janela da extensão, que aceita diversos comandos, realizando várias ações. É possível escrever novos comandos em Javascript. A idéia é que, no futuro, os sites poderão escrever scripts para você instalar em seu navegador.
Por exemplo: digite email "alguma mensagem" to exemplo@gmail.com. O texto vai ser enviado para o e-mail citado usando alguma conta logado no browser.
Essa pode ser a cara de uma nova Web. É esperar para ver.


Ubiquity for Firefox from Aza Raskin on Vimeo. ...leia mais ⇒
| 0 comentários |

sábado, 18 de abril de 2009

Countdown

Resolvi adicionar o contador para o lançamento do Ubuntu Jaunty. Faltam apenas alguns dias e eu planejo instalar logo que sair, pelo upgrade automático mesmo, como fiz quando saiu o 8.10.
O tempo de boot é comentado por aí, raramente você vê alguém dizendo que levou mais de 25 segundos. O desempenho também é elogiado. Quando eu instalar a nova versão, vou postar minhas impressões sobre o novo Ubuntu. Esse promete.

PS.: encomendei um CD pelo Shipit também. Eles prometem 4 a 6 semanas para entregar, mas aqui na minha cidade costuma levar umas duas semanas. ...leia mais ⇒
| 0 comentários |

Ktorrent

Ktorrent é o cliente oficial de BitTorrent do KDE. Muitos não conhecem esse software, que possui recursos avançados como busca no próprio programa (ou você acha legal o Utorrent ficar abrindo janelas do navegador?), possibilidade de configurar limites de download e upload individuais ou gerais, entre outras funções.
Pessoalmente, ainda não vi um programa com uma interface que me agradasse tanto. O visual do KDE 4 é espetacular e o Ktorrent tira bom proveito disso.
Instalar Ktorrent (Ubuntu)



...leia mais ⇒
| 0 comentários |

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Nexuiz


Uma nova versão do game opensource mais avançado visualmente está disponível. A engine do jogo foi melhorada, trazendo muitas novidades na física e nos gráficos do jogo.

Para quem não sabe, Nexuiz é um fps que pode ser jogado online ou no modo single player, contando com diversas armas e muitos mapas.

O jogo está no repositório da maioria das distribuições Linux.

Instalar jogo (Ubuntu)


...leia mais ⇒
| 0 comentários |

Sidux

O Sidux é uma distribuição Linux voltada aos usuários mais experientes. O sistema é baseado no Debian Sid (instável) e usa o KDE 3.5 (migrando para o KDE 4 em breve). Como o repositório do Sid sofre mudanças constantes, qualquer update pode levar a uma catástrofe. Para contornar esse problema, o Sidux usa um sistema de atualizações baseado no script sxmi, que permite atualizar o sistema de forma segura e adicionar drivers gráficos, entre outras operações. Todas as atualizações são feitas via dist-upgrade, pois o apt-get upgrade tradicional não consegue acompanhar as mudanças constantes do Debian Sid.

Um dos pontos fortes da distro é o desempenho, que é realmente assustador. O Sidux Control Center (scc) é um formidável painel de controle, facilitando operações como ativação/desativação de serviços e instalação de um novo kernel.

O processo de update do sistema é feito no scc. Após baixar os pacotes, o usuário deve sair do modo gráfico (ctrl+alt+f1 e usar o comando /etc/init.d/kdm stop) e usar o comando smxi (todos os comandos citados devem ser executados como root), que irá guiá-lo durante a instalação dos pacotes. Usuários com uma experiência mediana com Linux não terão dificuldades. Um ponto negativo no processo é o excesso de perguntas feitas ao usuário. Apesar de todas serem relativamente simples, isso exige que você fique acompanhando o processo (nada de cafézinho…)

- Pontos Fortes: Desempenho, pacotes atuais.

- Pontos Fracos: Exige conhecimentos medianos de Linux.

Baixe o Sidux em sidux.com




...leia mais ⇒